sábado, 27 de fevereiro de 2016

Vergílio Ferreira (1916-1996)






O orgulho não é um exclusivo dos grandes países, porque ele não tem que ver com a extensão de um território, mas com a extensão da alma que o preencheu. A alma do meu país teve o tamanho do mundo. Estamos celebrando a gesta dos portugueses nos seus descobrimentos. Será decerto a altura de a Europa celebrar também o que deles projectou na extraordinária revolução da sua cultura. Uma língua é o lugar donde se vê o mundo e de ser nela pensamento e sensibilidade. Da minha língua vê-se o mar. Na minha língua ouve-se o seu rumor como na de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi em nós a da nossa inquietação. Assim o apelo que vinha dele foi o apelo que ia de nós. E foi nessa consubstanciação que um novo espírito se formou, como foi outro o espírito da Europa inteira na reconversão total das suas evidências.
 Excerto do texto «A Voz do Mar», lido por Vergílio Ferreira em 1991, na cerimónia em que lhe é atribuído o Prémio Europália (Bruxelas).

Fonte: Ciberdúvidas


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016



Maria Rueff fala de António Lobo Antunes no dia do escritor, sessão realizada no Centro Cultural de Belém em 2013. Um testemunho emocionado de uma pessoa que o admira como escritor e como médico. Vale a pena ver!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

António Lobo Antunes



António Lobo Antunes na Web é um projecto aprovado pelo escritor António Lobo Antunes para a divulgação na internet do seu percurso literário, contendo resenhas, críticas e opinião variada sobre os seus livros, entrevistas, artigos de imprensa, citações, fotografia e vídeo. Dispõe a sua biografia cronológica actualizada, bem como a sua bibliografia.

Sobre Cartas de Guerra - Filme realizado por Ivo Ferreira e presenta ao festival de cinema de Berlim Berlinale, este fim de semana
Trailer

Artigo do Jornal público

Artigo DN

Poema - Todos os homens são maricas quando estão com gripe