terça-feira, 29 de setembro de 2015

Leitura de Férias


Patrick Modiano, escritor francês foi Prémio Nobel da Literatura em 2014. Este romance situa-se no contexto da 2.ª guerra mundial e nele, o narrador, descreve toda a investigação feita para saber o que aconteceu a uma jovem rapariga judia parisiense que desapareceu em 1941, em plena guerra mundial. Ao ler o anúncio do seu desaparecimento, num jornal da época, o narrador inicia, cerca de 50 anos depois,  uma procura seguindo o rasto da rapariga, fazendo-nos entrar na atmosfera dos internatos de raparigas e dos campos de concentração, terminando em Auschwitz, onde ela morreu.  


Rentes de Carvalho é já nosso conhecido, pois já lhe dedicamos uma ou duas sessões do nosso clube. O Rebate passa-se numa aldeia transmontana, onde a festa da aldeia traz a presença de emigrantes, entre os quais, um casal, em que ele, nascido na aldeia, é acompanhado por uma francesa rica com quem casou. O choque de mentalidades e de costumes bem como a riqueza que estes ostentam, faz abalar a tranquilidade da aldeia.


 Mia Couto é um autor cuja escrita aprecio bastante. As suas histórias, quase todas passadas em África são plenas de imaginação. Também aprecio a sua habilidade para inventar palavras. 
Neste livro, Mia conta-nos a história de um jovem médico que se apaixona, em Lisboa, por uma jovem moçambicana e não descansa enquanto não vai a Moçambique à aldeia de onde ela é natural. Mas chegado lá, todos os segredos e mistérios da família da sua amada, bem como a sua ausência da aldeia, o fazem ficar muito desconfiado...


O autor dispensa apresentações. Tocaia Grande é um romance, cheio de aventura, que narra a fundação de uma hipotética cidade cacaueira no Nordeste. A pouco e pouco, e como resultado de lutas entre coronéis, a cidade vai-se povoando e aparecem as mais pitorescas personagens típicas dos romances de Jorge Amado. O Turco, os coronéis, os capitães, os jagunços, as prostitutas e outras. É um romance muito bem humorado e retoques de sensualidade e com algumas cenas verdadeiramente hilariantes.